Décadas De Som

Décadas De Som é um blogue que visa recordar as grandes bandas do passado que não tiveram
o espaço que mereciam na mídia, ou que já o perderam, e falar das novas que são competentes
para serem grandes, mas que por alguma razão ainda não o são.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Entrevista: Parachamas

Em entrevista feita por meio de email, Alexandre M. contou um pouco sobre quem é e quem são a Parachamas, falou um pouco de sua experiência no meio musical e sobre o que deseja para o futuro da banda:



Décadas De Som: No desenrolar do trabalho da Parachamas, quais são as maiores dificuldades encontradas e o que vocês fazem para superá-las?

Parachamas: A maior dificuldade é a falta de tempo. Porém a falta de tempo está diretamente relacionada a falta de verba. No nosso caso, somos uma banda independente, ou seja, nós mesmos patrocinamos nosso projeto. Ainda temos que trabalhar e ganhar grana por outros meios para então ter como gravar, produzir e divulgar. Com isso, tudo se torna mais lento, o precesso que geralmente levaria um mês acaba levando 4 meses...

Décadas De Som: O reconhecimento que a banda tem hoje se deve principalmente a quais fatores?

Parachamas: O principal motivo de todo nosso reconhecimento é a forma como surpreendemos a quem nos ouve pela primeira vez. Principalmente ao vivo, onde nossa interação, performance e presença de palco se sobressaem muito. Com certeza, aqui em nossa região, criamos uma nova tendência em relação a forma de se fazer um show. Outro ponto bem forte são nossos trabalhos de estúdio, onde, somos muito bem avaliados e elogiados, segundo a crítica.

Décadas De Som: No decorrer dos anos, consideraram a Parachamas como powerpop, como ska, como rock e agora como pop. Essa constante "mudança" de estilo existe? Ela ajuda ou atrapalha na conquista de novos fãs e na manutenção dos antigos?

Parachamas: Parachamas: Quem dá os rótulos são as pessoas, a mídia e talz... a gente nunca pretendeu mudar e ao meu ver nunca mudou! Acho que sempre fomos powerpop, embora hoje em dia este termo tenha se distorcido um pouco, já que existe o powerpop dos anos 90 e o powerpop atual. Eu acredito que quem ouve o powerpop atual nem sabe da existência de um estilo anterior com o mesmo nome, porém com outra sonoridade... Eu nem estou entrando na questão de qual é o melhor... mas quando lá em 2006 eu pensei em ter uma banda de powerpop, a referência era aos anos 90. Bem, falar de rótulos não leva a nada... sei que não somos SKA, isso tenho certeza...

Décadas De Som: São facilmente perceptíveis as diferenças musicais entre a Sensível Elite Branca e a Parachamas. Para que essa transição musical (do pós-punk ao pop) acontecesse, foi necessária uma mudança de comportamento, uma mudança de estilo e filosofia de vida por parte dos integrantes?

Parachamas: Para esclarecer: quando a Parachamas se formou, haviam três integrantes da SeB, atualmente apenas eu (Alexandre M.) permaneço na Parachamas. Não houveram mudanças no estilo ou filosofia, eu ainda ouço Depeche Mode, The Cure, Synthpop ou eletro. Ainda acompanho a evolução das bandas com tendência dark, novas bandas como Editors ou White Lies e ainda ouço as bandas dos anos 90 que eu ouvia naquela época, como Teenage Fanclub ou Dinosaur Jr. Meu gosto sempre foi eclético. Eu ainda uso muito preto e branco, um pouco de cor pra quebrar e ainda sou quieto e introvertido. Eu ainda fico puto da cara quando chamam algum gótico de EMO... enfim... Aqui no sul todo o estilo que a SeB seguia não tinha uma demanda que fizesse com que a coisa girasse. O pessoal foi desanimando e chegou ao ponto de termos que finalizar. Muita música não chegou a ser nem gravada... o que considero uma pena. Tenho planos para tentar reciclar isso tudo em músicas da Parachamas, pois apesar de estar fazendo um trabalho mais pop, eu ainda canto sobre tristeza, sobre a verdade difícil que sempre persiste em cada um de nós!
Além de ter montado a SeB, eu também montei algumas outras bandas alternativas antes de formar a Parachamas. Algumas destas bandas não deram em nada e outras até existem ainda... com outros integrantes e talz... Bem, isso é coisa normal neste meio, todo mundo que passar vários anos tentando e tentando acaba deixando um legado de bandas mortas, projetos inacabados, um pouco de alegria e muita decepção...

Décadas De Som: Para encerrar a entrevista, quais as perspectivas e os projetos da Parachamas para o futuro?

Parachamas: Em junho passado nós lançamos nosso segundo EP entitulado "VOLTE SEMPRE" e com isso terminamos o nosso primeiro ciclo, pois em 2008 lançamos o primeiro EP entitulado "BEM VINDO".
Esse processo todo ajudou a gente a amadurecer e tirar conclusões, determinar nossos próximos passos e com base nisso, temos como meta lançar um disco full o quanto antes e aumentar nossa projeção em nível nacional. Estamos trabalhando forte para que isso se realize. Só depende de nós!

Quero deixar um grande abraço a todos os leitores. Espero que tenha valido a pena ler nossas respostas e principalmente espero que, para quem ainda não conhece a banda, tenha despertado o interesse em ouvir nossas músicas!
Estamos abertos a comentários em parachamas@gmail.com
Obrigado também ao Guilherme, do blog Décadas De Som.
Valeu!

3 comentários:

  1. Opa!!! valeu parceria..!! :D


    BAIXEM AGORA o nosso primeiro EP completo... o "BEM VINDO" de 2008.

    http://www.4shared.com/file/2zcNkMuD/Parachamas_-__2008__Bem_Vindo_.html

    ResponderEliminar
  2. Quem agrade sou eu. Maravilhosa entrevista, produtiva, um aprendizado imenso para mim. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Grande Alexandre, sempre representando, sucesso amigo!

    ResponderEliminar