Décadas De Som

Décadas De Som é um blogue que visa recordar as grandes bandas do passado que não tiveram
o espaço que mereciam na mídia, ou que já o perderam, e falar das novas que são competentes
para serem grandes, mas que por alguma razão ainda não o são.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Abaddon



"Banda de rock-progressivo formada entre 1975 e 1976 por:

Kodiak Bachine - composição, teclado, vocal;
João Batista Lima - composições, contrabaixo;
Roberto Morato Filho - bateria.

A maioria das letras foram compostas por Kodiak Bachine, baseadas em seus próprios sonhos e influenciadas pela ficção científica de autores como Isaac Assimov, Ray Bradbury, Aldous Huxley. Bem como nos livros de Carlos Castañeda e nos contos de mistério e terror de Edgar Allan Poe, entre outros. A música por Kodiak Bachine e João Batista Lima, sendo que nos arranjos todos os três integrantes participavam.

Depois de um longo processo de seleção escolhem o guitarrista Marcos de Cunto para integrar o grupo.

A banda trabalhava um estilo de som denominado "progressivo". Desenvolvia estruturas rítmicas e melódicas bastante complexas, tendo fundamentos na música clássica e clássica contemporânea.

Dessa maneira estavam "antenados" com os padrões modernos vigentes. Deixando-se influenciar pelos grupos de estilo similar que apareciam no cenário internacional como Yes, Pink Floyd, King Crimson, Genesis, Popol Vuh e, sem dúvida, pelos grupos nacionais como Os Mutantes e O Terço, (senhores absolutos na cena nacional naquela época). No entanto, o Abaddon produzia um som original, de características próprias.

Posteriormente, o compositor, cantor e tecladista José Giffoni Rosa fora convidado por Kodiak Bachine e passa a fazer parte da banda. Enriquecendo as estruturas musicais harmônicas. Fazia amplo uso de sua voz de tenor, que coincidentemente se assemelhava em interpretação ao vocalista da banda italiana de rock-progressivo Banco del Muttuo Socorso.

Ensaiavam, geralmente, nos finais de semana no bairro da Aclimação, na casa do baterista Beto. Naquela época, todos cursavam o colegial.

O Abaddon nunca chegou a se apresentar publicamente, mas compôs várias canções, entre elas: "Primeiro Dia", "Tragicomédia", "Consangração", "Chamas", "Príncipe Gálico", "Mansão dos Mortos", "Renascer", "Sétimo Dia", "Lembranças de Vidas Passadas (Reencarnação)", "Olhos Cerebrais", "Gelado Ballet Cardíaco", "Trantor", "Balada Industrial" etc.

O grupo nunca entrou em estúdio, porém havia uma fita com gravações de ensaios. Infelizmente, seu paradeiro é desconhecido. Outra infelicidade, em 1978 o grupo encerrou suas atividades."

Para quem quiser visualizar fotos do projeto Abaddon, ou conhecer outros projetos do genial Kodiak Bachine, acesse seu site:

http://www.kodiakbachine.com/site/site.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário