Décadas De Som

Décadas De Som é um blogue que visa recordar as grandes bandas do passado que não tiveram
o espaço que mereciam na mídia, ou que já o perderam, e falar das novas que são competentes
para serem grandes, mas que por alguma razão ainda não o são.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Sol



"Kodiak Bachine, João Batista Lima (ex-Abaddon) e o guitarrista Lyses Pupo (1958-2002) foram convidados por Paulo Ricci (que viria a ser empresário da banda Agentss), para fazerem uma apresentação ao ar livre na cidade de Itu, interior de São Paulo.

Somente para apresentação, naquele evento, eles rapidamente formaram a banda Sol.

Os membros do grupo se isolaram no sítio dos pais de Lyses por um período de menos de um mês para compor as músicas. Leonardo, convidado para tocar bateria, já havia tocado com Lyses em outras bandas.

O projeto "mega" foi uma apresentação ao ar livre num estádio de futebol para um público de aproximadamente 5.000 pessoas, cuja maioria saiu de São Paulo de moto (1º Moto Passeio Show).

Kodiak, com o pseudônimo Trombeldinbar Jocelin Pedra, usou para essa apresentação três sintetizadores Mini-Moog, dois Strings Ensemble (Arp e Crummar), um órgão Hammond com caixa Leslie e um piano de cauda Pleyel.

Contaram com um P.A. extremamente potente e profissional que na época pouquíssimos grupos faziam uso. O resultado, apesar do pouco tempo de ensaio, foi surpreendente.

A banda Sol combinou em composições próprias os estilos do Rock-progressivo ao Jazz-rock que surgia no cenário musical. Criou-se uma atmosfera pulsante e por vezes onírica. Para se ter uma idéia do tipo de som resultante, tente imaginar uma "colagem" de estilos musicais produzidos pelos grupos de jazz-rock Soft Machine, das bandas de rock progressivo, Yes e Emerson Lake and Palmer; acrescente nesta fusão um pouquinho do som 'pesado' do Deep Purple.

O grande destaque foi o guitarrista Lyses, cujo o estilo às vezes assemelhava-se ao famoso guitarrista americano Jimmi Hendrix.

A platéia entusiasmada vibrou com os solos de Lyses que apresentou técnica apurada, sensível e elegante."

O show foi registrado em fita cassete, porém, devido sua baixa qualidade, não foi digitalizado, e, portanto, não é possível escutá-lo.

Texto publicado originalmente por Kodiak Bachine.

In memoriam Lyses Pupo

Sem comentários:

Enviar um comentário